Importância da Manutenção Preventiva

Você tem um Técnico de confiança? Se a resposta for não, você precisa ler esse artigo. Nele vamos tratar da importância de manter os equipamentos de sua casa ou empresa sempre em condições de uso.

Em mais de 20 anos trabalhando com manutenção de hardware e software, sempre me pergunto porque as vezes as pessoas deixam os computadores, notebooks e outros dispositivos praticamente explodirem, antes de solicitar  a assistência técnica. Eu poderia dizer que tem a ver com o custo, ou com a falta de tempo ou ainda com esquecimento. O fato é que,  mais de 70% dos nossos clientes só solicitam o técnico quando o equipamento para de funcionar e isso é errado.

Precisamos pensar da seguinte forma:

Nosso computador funciona como nós! É, podem acreditar. Você acorda de manhã, levanta, toma um banho, prepara um café ou coloca uma roupa e sai, toma o café na padaria, pega o carro e vai pro trabalho. É cansativo, as vezes da vontade de jogar tudo pro alto e vender água de coco na praia ou sei lá. Mas é uma rotina, você acordou, levantou, tomou banho e tomou café, pra começar o seu dia. Agora vamos imaginar um computador ou notebook, você depois de ter feito todo esse processo, senta na sua cadeira no escritório e começa a trabalhar, freneticamente, e abre a Internet, o Word, o Excel, coloca música no You Tube, mas opa… você por acaso prestou atenção no seu equipamento? Chegou a verificar se o teclado está sujo, a tela está empoeirada, está com uma boa ventilação? Tem algum vírus, spyware ou malware causando lentidão? Então você não sabe nada disso, mas mesmo assim continua trabalhando. É ai que entra a manutenção preventiva.

Alguma pessoas tendem a ir ao médico apenas quando estão doentes, isso é profundamente errado. Devemos fazer uma “Manutenção Preventiva” em nosso corpo ao menos de 6 em 6 meses, preferencialmente de 3 em 3  e com os Equipamentos de Informática não é diferente, devemos pensar que eles tem que estar em boa saúde pra poder continuar atendendo a demanda de trabalho a qual você impõem a ele. Por isso ter um Técnico de confiança é fundamental. O T I vai te orientar a como proceder no dia a dia para manter seu equipamento em boas condições de funcionamento e também vai agendar as Manutenções Preventivas, de acordo com a utilização do seu equipamento.

É importante pensar o seguinte:

  • Se seu computador e de trabalho mas é pessoal, você leva ele com você, a responsabilidade pela manutenção é sua, então, você precisa agendar com o Técnico datas específicas para realizar manutenções periódicas. Certo, isso pode ter um custo fora do seu orçamento, mas é melhor gastar um pouco de 3 em 3 meses do que ter que gastar muito comprando um equipamento novo por conta de falta de manutenção.

  • Se seu computador é da empresa, você deve verificar com o chefe do setor ou gerente, a possibilidade de contratar um suporte que atenda essa demanda. Praticamente toda empresa tem o T I, mas muitas delas contratam apenas para solução de problemas no caso de pane geral. É claro que, um contrato de manutenção que inclua manutenções preventivas é mais caro, mas vai garantir melhor produtividade de todos, afinal, quando você tem uma boa ferramenta de trabalho, você consegue produzir mais.

Em ambos os casos é interessante pensar na contratação de um Suporte Técnico que possa fazer esse serviço de Manutenção Preventiva, visando garantir um melhor funcionamento dos equipamentos da sua casa ou empresa.

Além disso, eis algumas dicas que você pode fazer por conta própria, que irá garantir um bom funcionamento  do seu computador ou notebook.

1- Mantenha-o Limpo   –   Use um secados de cabelo, aspirador de pó portátil, pincel e flanela com limpa vidros

2- Evite utilizar notebooks em superfícies quentes, como papel, madeira e em cima da perna, no sofá ou na cama, isso faz com que ele tenha que utilizar mais recurso de refrigeração e consequentemente causa lentidão no sistema. Procure utilizar em superfícies lisas de metal ou vidro, caso não seja possível, tente utilizar um apoio de vidro do tamanho do aparelho.

3- Em caso de Desktops, evite acumular objetos sobre o mesmo. Evite acondicioná-los em locais com pouca refrigeração e muito próximo a outros equipamentos que emitem calor, como impressoras, copiadoras, roteadores, etc. E mantenha a parte de trás sempre ventilada, para permitir a passagem do ar da fonte de alimentação.

4- Tenha sempre o telefone do seu técnico de confiança na agenda, afinal, se tudo der errado é ele que vai resolver o seu problema.

André Oliveira
Consultor de TI
(22) 99715-8469
@andreplacamae

@andreplacamae